quinta-feira, 5 de outubro de 2017

TWISTED PALACE (THE ROYALS #03)




"De inimigos mortais a aliados inesperados, dois adolescentes tentam proteger tudo o que mais importa. Ella Harper encarou todos os desafios que a vida mandou em sua direção. Reed Royal tem um pavio curto e punhos rápidos. Com tudo e todos conspirando para mantê-los separados, Ella e Reed precisam encontrar uma forma de vencer a lei, salvar suas famílias e desvendar todos os segredos de seu palácio distorcido."



Ai. Que decepçãozinha para o meu coração cansado. 

Pausa dramática

Erin Watt, nós tinhamos começado tão bem. Por quê tinha que acabar assim, eu te pergunto, por quê? Você tinha tanto potencial para escrever uma espécie de Avenida Brasil da literatura YA, mas depois de um começo na liderança foi como se você nem tivesse atravessado a linha de chegada. Cada vez que a coisa parecia engrenar, era alarme falso. Galvão, não te julgo mais. Te entendi totalmente lendo esse livro.





Não, não foi dessa vez. De repente no próximo capítulo a coisa anda 
(spoiler alert: nope).

Twisted Palace sofre de todos os problemas de seu antecessor, Príncipe Partido (resenha aqui), embora com menos angústia juvenil, o que já o torna minimamente mais tolerável. Havia comentado na resenha do último volume que, para mim,a origem dos problemas pós livro de estréia foi o fato de que seu sucessor se levava a sério demais em algo que foi pensado para ser nonsense e diversão gratuita, sem muita substância ou verossimilhança por trás. Vejo o mesmo problema nesse último volume que encerra a trilogia de Ella. 



O livro, em teoria, deveria se sustentar em uma trama de mistério que as autoras não conseguem segurar. Eu estava dando zero importância para a resolução desse arco e olha que sou uma daquelas pessoas que assistem Discovery ID no domingo de manhã. Então, sim, esse é o tipo de coisa que prende minha atenção (não julgue). 


Eu, quando perguntada sobre meu grau de investimento emocional nos problemas das personagens deste livro.

No fim do dia e avaliando os três livros da série Royals, me parece que o forte das autoras  claramente é o cômico, o "slice of life" e a construção de diálogos ágeis e divertidos. Fora dessa zona de conforto, seja tentando explorar mais o drama (Príncipe Partido) ou construindo um mistério para a história girar em torno (Twisted Palace), elas se perdem.


Do livro dois em diante, terminei a série por inércia e para chegar ao livro que vai iniciar a trilogia de Easton (Fallen Heir), minha personagem favorita. Confesso, porém, que depois das decepções que foram Príncipe Partido e Twisted Palace, não estou exatamente otimista.


Se eu indico a série? O livro um, sim, mas apenas ele. Se lê-lo e não gostar, esqueça porque será ladeira abaixo. Se curtir, peque spoilers online dos livros dois e três e aguarde o livro do Easton. 


Narrativa: 2/5
Desenvolvimento das personagens: 1/5
Fator X: Fiquei feliz que finalmente acabou?
Avaliação Geral: 2/5 (e estou sendo generosa porque arredondei a nota).

Obs: Princesa de Papel e Príncipe Partido já estão disponíveis em português pela Essência.




Nenhum comentário: