domingo, 28 de fevereiro de 2016

DIÁRIO DE VIAGEM JAPÃO - TOKYO, BEBÊ!


TOKYO
MELHOR.CIDADE.DO.MUNDO.

Nada representa melhor o Japão e seus contrastes do que Tokyo. Reserve ao menos cinco dias para a capital japonesa e saiba que se ficar mais tempo, ainda assim sua agenda vai estar lotada.


Os “bairros” mais populares para se visitar em Tokyo são Asakusa, Ueno, Akihabara, o Centro Histórico, Ginza, Minato, Roppongi, Shinjuko, Harajuko, Shibuya e Odaiba (ufa!). Não vou me ater a nomenclatura correta, alguns são distritos (como Shinjuko), outros são bairros dentro de distritos (como Harajuko, que faz parte de Shinjuko) e por aí vai.



Você pode se hospedar em qualquer um desses bairros e estará bem, Tóquio é muito bem servida de estações de metro e embora suas linhas sejam gigantescas e em várias quantidades, são fáceis de entender superado o choque inicial. Difícil mesmo é andar no subterrâneo das grandes estações (em Shinjuko, por exemplo, há quadras e quadras com shoppings, lojas de departamento, restaurantes e outras comodidades na adjacência da estação, tudo abaixo da terra – é como se o Distrito 13 fosse real e muito mais legal), então evite as grandes estações para baldeações se possível.

Eu parei em Tokyo na minha chegada e na minha saído do Japão e fiquei três dias na chegada e quatro antes de partir. Na ida me hospedei no Oak Hostel em Asakusa – regular e com preço justo, mas nada demais. Na volta e com o cansaço da viagem me programei para ficar no Shinjuko New City hotel, na área de Shinjuko em que ficam os prédios do governo e de grandes corporações. Adorei, preço justo e boas acomodações, recomendo. Além disso, eles te levam e buscam (de graça!) todo o dia da estação de Shinjuku, em vários horários...bem útil quando você está cheio de malas e precisa ir até Shinjuko pegar o trem que vai até o aeroporto de Narita. 

Feitas essas considerações preliminares, no post de hoje vou contar um pouquinho da Tokyo antiga dos bairros de Asakusa e Ueno, minha primeira parada.

Em Asakusa fica o Senso-Ji, o templo xintoísta mais importante de Tóquio. Foi o primeiro templo xintoísta que eu vi na minha vida. Pensa na emoção de uma pessoa vendo a materialização de todas as referências a esses templos e a essa religião nos mangás – gente, tava projetando a Sailor Marte ou a Kikyou por lá! Brincadeiras a parte, o templo é lindo e lá você pode acompanhar diversos rituais da religião, como os amuletos a venda, os palitos para tirar a sua sorte e a purificação na água.

Senso-Ji. Foto do Japan Dish para referência, porque eu acho que acidentalmente deletei as fotos desse dia da viagem :D #semata

Antes de chegar ao templo, você passa ainda por um corredor cheio de barraquinhas perfeito para comprar souveniers. Eu lembro que levei imãs, cartões que replicam xilogravuras japonesas (para fazer um quadrinho), hashis e até mesmo um brinquedo para o Taz (meu maltês s2) em formato de bolinha japonesa. Ia levar um kimono de cachorro para fantasiar o Taz para o Halloween mas fiquei com pena (do meu dinheiro, não do Taz). Se estiver por lá, procura uma barraquinha que vende chips meio que a granel e COMPRE MUITOS. Melhor salgadinho cheetos wannabe que eu comi na minha vida.

Depois, bata perna na região e continue em direção ao Rio Sumida; Se você for na época da primavera, toda a margem do rio estará com cerejeiras repletas de pétalas branquinhas e rosas claras. E atravessando o rio você verá a Sky Tower, maior prédio de Tokyo. Você pode subir ao topo para a vista mais alta da cidade, mas eu pulei porque a otaku em mim precisava mesmo era ver a Torre de Tokyo e deixei para gastar meus ienizinhos por lá.

Quando acabar, pega um metrô e desembarca na estação de Ueno. Estações de metrô no Japão são área nobre e estão cheias de restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência servindo obentos (marmitas!) de ótima qualidade. Compre seu lanchinho na estação e vá até o Parque Ueno, que fica ao lado, fazer um piquenique. Sugiro que leve uma canga para ficar na grama descansando e admirando a paisagem, principalmente se for na época da floração. As árvores se fecham em um tapete florido lindo, e você embaixo dele tomando chá Kirin e comendo Gioza.


Viu todo mundo fazendo piquenique embaixo das cerejeiras no Ueno Park? Leve sua canga! De novo, as fotos não são minhas porque ONDE ESTÃO AS FOTOS DESSE DIA DE VIAGEM, GOD!

Passe o resto do dia em Ueno e, se ainda tiver sobrado um tempinho, pegue o metrô e vá até Akihabara, a meca dos nerds. Mas isso é assunto para um proximo post ;)


(Bell, post totalmente dedicado a você rs)


3 comentários:

Bárbara Morais disse...

EU TENHO QUE COMENTAR, NÉ
Nossa, que maravilhoso <3 tem dois anos que to adiando uma viagem pro Japão, ahaha, mas acho que vou acabar indo pra estudar japones mesmo??? MAS ANTES PRECISO DE DINHEIRO
Seus posts serão muito uteis, além de eu estar me divertindo mto e pensando em quão maravilhoso deve ter sido pra vc

Sora Seishin disse...

Oi Leka!
Que legal sua viagem para o Japão!!
Tenho vontade de conhecer lá, mas fico com preguiça só de pensar na viagem de 24 horas de avião... :P

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

S.M.R, Léka disse...

Bells, é verdade que o real não vive um dos seus melhores momentos - quando eu fui a cotação estava R$2,20. Caro, mas muito melhor do que o atual. Em relação ao real o iene se comporta de forma parecida com as obaminhas :( MAAAS é mais barato ir para o Japão do que para a Europa! Deve ser muito legal ir para lá estudar japones, me convida que eu vou de novo com você hahahaha

Sora, JURO que vale a pena. Eu sou a pessoa mais preguiçosa da face da Terra e digo isso de coração haha. É verdade que chega uma hora em que nenhuma posição é confortável e você se odeia por ir para o outro lado do mundo ao invés de para Paris como pessoas normais, mas no fim das contas é plenamente justificável hahahha